Colaboratório é um programa de consultoria em ciências para escolas de ensino fundamental e médio.

Nosso objetivo é empoderar professores e cientistas para transformar o ensino de ciências por meio de projetos que contextualizam e aproximam o conteúdo de ciências com a realidade das escolas e da comunidade.

Ao possibilitar a pesquisadores a oportunidade de trabalhar com professores e escolas, o Colaboratório quer criar espaços de parceria para desenvolver soluções capazes de comunicar a relevância das competências científicas e suas aplicações na sociedade.

Como funciona?

O programa começa com a integração entre o cientista e o professor na escola. Juntos, eles identificam as necessidades da escola e elaboram soluções com o apoio da equipe do Colaboratório. 

 

Professor se inscreve no Colaboratório, indicando propostas de projetos ou desafios que enfrentam no ensino de ciências. Saiba Mais

 

Especialistas são selecionados para prestar consultoria científica de acordo com suas demandas específicas. Saiba Mais

 

IMG_2006.JPG

Professor e cientista trabalham juntos para desenvolver um plano de trabalho e de implementação de projeto para contribuir com o ensino de ciências. Saiba Mais

 

Por que criamos o Colaboratório?

O ensino de ciências é um desafio nas escolas de ensino fundamental II e de ensino médio, seja pelo rápido avanço científico, falta de disponibilidade ou do uso eficiente de recursos para aulas práticas, e principalmente pela dificuldade do aluno em entender a relevância do conteúdo ensinado na escola e sua aplicação no contexto em que vive.

Por outro lado, tem havido um grande desenvolvimento na pesquisa científica brasileira, com um número crescente de pesquisadores e pós-graduandos que compreendem profundamente o valor da ciência e de suas aplicações.

Ao possibilitar a pesquisadores com interesse em educação de ciências a oportunidade de trabalhar com professores e escolas, o Colaboratório quer criar um espaço de parceria para desenvolver soluções capazes de comunicar a relevância das competências científicas e suas aplicações na sociedade. 

 

Quem ganha?

A escola


A escola

O cientista


O cientista

A sociedade


A sociedade

  • Consultoria para agregar valor a espaços e programas
  • Desenvolvimento de projeto científico pertinente para a escola e o currículo, e relevante para o professor e os alunos

 

  • Experiências desafiadoras e enriquecedoras
  • Novas perspectivas profissionais em pesquisa e educação
  • Bolsa-auxílio proporcional ao nível de experiência do pesquisador

 

  • Programa inovador de divulgação e extensão científica, desenvolvido por equipe multidisciplinar de especialistas em educação e ciências
  • Aproximação entre o conhecimento científico gerado por pesquisadores e o ensino de ciências nas escolas